Assistência Social

Centro de Referência da Assistência Social

O QUE É O CRAS

O Centro de Referência da Assistência Social

CRAS é a porta de entrada da assistência social, ou seja, é uma unidade pública que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. Ele que atende a população mais vulnerável e leva às famílias os serviços de proteção social básica.

CRAS atende pessoas com deficiência, idosos(as), crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Auxilio Brasil  e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

O que é o Serviço?

Serviço de Proteção Social Básica

Unidade pública responsável pelo atendimento a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, neles são ofertados os serviços de:
 

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.

Realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:

  • Crianças até 6 anos
  • Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
  • Adolescentes de 15 a 17 anos
  • Jovens de 18 a 29 anos
  • Adultos de 30 a 59 anos
  • Pessoas Idosas

 

 

PSB em Domicílio

Acolhida, visita familiar, escuta, encaminhamento para cadastramento socioeconômico, orientação e encaminhamentos, orientação sociofamiliar, desenvolvimento para o convívio familiar, grupal e social.

 

Visitas Domiciliares

Acompanhamento e Busca Ativa de famílias e/ou indivíduos que encontram-se em situação de vulnerabilidade social e ou financeira afim de executar o encaminhamento às políticas públicas pertinentes a demanda dos usuários.

 

Criança Feliz

Acompanhamento às famílias com crianças entre zero e seis anos para que ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral. É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

BPC e BPC Escola

Encaminhamento para o Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo.

Horário de  Funcionamento:

Segunda a sexta das 07:00 as 15:00

 

 

 

Fale Conosco Atendimento: Atendimento das 7h às 11h e 13h às 17h de Segunda a Sexta (66) 3534-2500
Como Chegar Prefeitura de Terra Nova do Norte Endereço: AVENIDA CLOVES FELICIO VETORATTO, Nº 101